Política de Análises - Nintendo Fusion

Política de Análises

Nós do Nintendo Fusion gostamos muito de análises de obras artísticas e de entretenimento. Mas gostar não significa que concordamos com muitas das práticas ou formas de se levar um review. Particularmente, identificamos que existem muito problemas em diversas análises que pipocam pela internet brasileira (e, também, na estrangeira). Para deixar bem claro nossa política, gostaríamos de falar de crítica, compromisso e honestidade.

Nos comprometemos em jogar o título do início ao fim, e o máximo possível quando não houver uma campanha definida ou o foco maior for no multiplayer, para produzir uma análise (seja ela escrita ou em vídeo). Pode parecer algo óbvio, mas é assustadora a quantidade de reviews que pipocam por aí que deixam bem claro que o redator não jogou o suficiente. Pode não ser algo tão identificável para parte dos leitores, mas para aqueles que jogam e que lêem bastante sobre games, é bem claro.

Esse problema tem algumas origens, e a principal delas é a corrida que existe para lançar o conteúdo antes dos outros. É aquela coisa: má fé + oportunidade + um pouquinho de falcatrua. Abdicamos dessa corrida para dar preferência ao conteúdo e ao respeito pelo leitor. É claro que tentaremos fazer isso no melhor tempo possível dentro de nossas possibilidades, mas queremos que fique claro que nosso objetivo é debater e criticar os jogos da forma mais aprofundada possível, pois acreditamos que é a melhor maneira de dar nossa pequena contribuição ao crescimento da mídia e de seus entusiastas.

A questão da honestidade é um tanto formal: em alguns momentos nós iremos publicar análises tendo jogado em outras plataformas. Esses são os casos possíveis:

Cabe ressaltar que vamos dar sempre preferência por jogar nos consoles da Nintendo para produzir o conteúdo aqui pro site, mas em muitos momentos não será possível por questões de tempo. De qualquer forma, nós iremos deixar explícito quando não jogarmos algo em uma plataforma Nintendo.

Do ponto de vista crítico, é importante apontar algumas coisas. Nós não achamos que o melhor site que fale de Nintendo é a aquele que melhor fale da Nintendo. Ou seja, nosso papel aqui não é falar bem só para agradar a alguém que busque conteúdo que é feito apenas para falar bem de algo. Análises não serão o espaço para agradar aos fãs que acreditam que quem se foca em uma empresa tem que falar bem dos jogos dela acima de tudo. Teremos outras matérias e vídeos que podem agradar a você, for esse seu caso.

A Nintendo é uma das principais, senão a principal, desenvolvedora e publicadora da história dos games, e boa parte de sua produção é de fato boa ou excelente, então acreditamos que não há necessidade de suavizar nossas críticas ou qualquer coisa do tipo.

Sendo assim, nós iremos sempre buscar entregar análises aprofundadas, mas que sejam de leitura (ou visualização) agradável e fluída. Não iremos fazer “checklist” de aspectos, não jogaremos frases soltas ou adjetivos sem explicação. Tudo que você ler em nosso review terá lastro no próprio texto. Tudo que formos falar será bem exposto, argumentado e pesquisado.

Jogos propiciam experiências, e elas variam de jogador para jogador, então nós deixaremos claro qual foi a nossa experiência com o jogo e, a partir dela, analisaremos os diferentes aspectos constitutivos da obra. Não temos pretensões de imparcialidade, já que isso é impossível e até indesejável quando falamos de obras de entretenimento/arte, então buscamos publicar textos que sejam claros, tanto em relação à nossa experiência com o título, quanto em relação à argumentação do artigo.

Temos nossas críticas ao sistema de notas, mas optamos por dar notas de 0 a 10 aos títulos. O principal da análise estará no texto ou no vídeo, mas sabemos que notas são uma referência geral, então elas estarão presentes aqui no Nintendo Fusion.

Pedro Vicente e Renan Greca
Outubro de 2017