Notícia: Nintendo Labo é a nova aposta casual da Nintendo - Nintendo Fusion

Nintendo Labo é a nova aposta casual da Nintendo

17 de janeiro de 2018

Após alguns dias de rumores, a Nintendo confirmou hoje pela manhã que faria, no mesmo dia, um anúncio sobre uma “nova experiência interativa” que apelaria para “crianças e aqueles com coração de criança”.

Às 20h no horário de Brasília, conhecemos o Nintendo Labo. Trata-se de uma série de acessórios feitas com papelão. Isso mesmo, a Nintendo pretende nos vender acessórios de papelão.

A ideia maluca será vendida em duas caixas, chamadas de Nintendo Labo: Toy-Con 01 – Variety Kit e Nintendo Labo: Toy-Con 02 – Robot Kit. Como os próprios nomes indicam, o primeiro kit contém vários jogos menores, enquanto o segundo enfatiza um jogo de robôs.

Contendo um piano, uma casa de passarinhos, um carrinho de controle remoto, um guidão de motocicleta e uma vara de pescar, o primeiro kit demonstra como há uma grande variedade de possibilidades com a ideia. Crianças (e adultos, é claro) se divertirão montando o brinquedo todo, para então ter um videogame que aproveite todo o apetrecho. Funcionalidades até agora pouco aproveitadas dos Joy-Cons, como o HD Rumble e a câmera infravermelha, adquirem novos propósitos graças aos brinquedos de papelão.

Já o segundo kit é claramente derivado do Project Giant Robot, uma prova de conceito demonstrada pela Nintendo na E3 de 2014 e que parecia ter sido descartada. Usando uma série de barbantes e elásticos, o jogador literalmente veste o kit, usando o par de Joy-Cons como giroscópios para sua cabeça e seu corpo, e suas mãos e pés acionam comandos na mochila improvisada. O Switch em si permanece no dock.

Existem várias vantagens e desvantagens ao optar por produzir acessórios assim em papelão ao invés de plástico. A principal vantagem, creio eu, seja o custo. No fim das contas, deve ser barato produzir esses brinquedos em série. No entanto, os kits não são nada em conta: nos EUA, o kit 1 sai por $69.99, enquanto o kit 2 sai por $79.99. São valores altos para jogos que parecem apenas provas de conceito, e especialmente altos para um produto tão focado em crianças.

Como um todo, parece um ótimo conceito para uma série de produtos acessíveis a pessoas de todas as idades, e é sem dúvida um excelente aproveitamento de tudo que o hardware do Switch oferece. No entanto, não sei se vai fazer todo o sucesso que a Nintendo espera. Acredito que terá um bom impulso no começo, mas talvez não tenha o embalo para manter o interesse do grande público até o fim do ano.

Muitos podem se preocupar com um anúncio tão “era Wii”, mas é importante lembrar que a Nintendo está em uma posição para conseguir atender demandas de públicos diferentes. Talvez seja por isso que Metroid Prime 4 Bayonetta 3 já tenham sido anunciados.

Confira mais fotos do Nintendo Labo aqui.

Comentários